Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Guarda Municipal de Holambra intensifica fiscalização contra uso de cerol


O Departamento de Segurança da Prefeitura de Holambra informou que vai intensificar o trabalho de fiscalização para coibir o uso de cerol em pipas, utilizadas principalmente em época de férias escolares. Na segunda-feira, 19, por exemplo, foram recolhidos 15 carretéis com a substância cortante na linha, após operação da Guarda Civil Municipal. Os bairros que apresentam maior número de crianças que utilizam-se do cerol são Flamboyant, Ipês, Groot e Imigrantes.

O diretor de Segurança, Iran Daier Brunhani, alertou sobre os perigos que o cerol pode causar a pedestres e motoristas, principalmente motoqueiros. “Essa substância, se em contato brusco com alguma parte do corpo, pode trazer danos irreparáveis ao indivíduo, levando ao óbito”, enfatizou.

Em Holambra existe em vigor desde setembro de 2005 a Lei Municipal nº 532, que proíbe no município o uso de cerol ou de qualquer outra substância cortante em linhas ou fios usados para empinar pipa. Conforme a medida, se o infrator for pego em flagrante, caso seja maior de idade, será aplicada uma multa de R$100,00 – ou o dobro em caso de reincidência. Aos menores, se forem pegos pela primeira vez, os pais ou responsáveis por parte de autoridades fiscalizadoras deverão assinar uma advertência. Em caso de reincidência, os pais ou responsáveis pagarão multa de R$100,00.

“Não pretendemos chegar ao ponto de proibir as pessoas de empinarem pipas, como acontece na cidade de Birigui. É importante que os pais sempre estejam atentos”, informou o diretor. Para denunciar o uso de cerol em pipas, a população pode ligar na Guarda Municipal, nos seguintes telefones: 153, ou 3802-1722.

Cerol
O cerol é uma mistura de cola de madeira com vidro moído que as crianças passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha de outras crianças. Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais. São utilizados também variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro. O pó de ferro tem um agravante, pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando curtos circuitos e até morte em quem solta as pipas.

Um comentário:

  1. Eu conhecí pessoalmente alguns homens da Guarda Civil Municipal de Holambra. Uns caras incriveis, educados e bastante dispostos. Quando for a Holambra, não deixarei de passar na GCM e tomar um café com esse pessoal tão bacana. Abraços aos GMs de Holambra.

    ResponderExcluir